Novidades
Home / Editorial / O que cair na rede é peixe

O que cair na rede é peixe

A moda agora é estar nas redes sociais. Toda empresa hoje procura ter perfis nas redes sociais, até mesmo no Facebook, isso mesmo, perfil no Facebook.
Te soou estranho? Pois é o que vem acontecendo.
Muito se fala de engajamento, de presença na rede, até porque de qualquer forma as pessoas já estão falando de ou sobre você, mas, pouco se entende sobre tudo isso.
As empresas hoje, na sede de “Ah, tem que ter perfil na rede”, simplesmente saem abrindo milhares de contas que ficam muitas vezes esquecidas.
A verdade é que o mercado não está preparado para essa nova onda, e principalmente, não está preparado para ouvir o cliente.


É até muito bonito e legal quando a empresa chega a querer fazer o negócio funcionar e põe uma pessoa que teoricamente entenderia do assunto, muitas vezes estagiário para poder estar lá por trás do perfil, respondendo pela empresa. O grande problema, meus senhores, é que as empresas não estão preparadas ainda para ouvir o cliente. A conversa que o cliente tem sempre razão e que devemos sempre ouvi-lo é muito bonita, na teoria, na prática, muitas não estão é nem aí para eles, só pensam mesmo em vender.
Não bastar estar na rede, não basta trazer o cliente até sua página e o fazer curtir ela, porque depois dali, você assumiu um compromisso, teoricamente você cativou essa pessoa e ‘tu serás eternamente responsável pelo que tu cativaste’. Fazer seu cliente não ser simplesmente o comprador, mas sim, parte da empresa, ou pelo menos que ele se sinta assim, torna-lo defensor da causa, se engajar.
Mas o que acontece comumente é que o responsável para tomar conta dos perfis, acaba que estando lá só para fazer propaganda e algumas vezes até tirar uma dúvida, e se defender ‘com unhas e dentes’ DOS clientes.
Ou seja, ao invés de você estar lá para seu cliente, na verdade você está pela empresa e não ouve o cliente.
Então meus queridos, não adianta estar na rede, a menos que se esteja bem preparado, até mesmo pela cultura da empresa, é uma questão de entender o que realmente está acontecendo. O melhor a se fazer, é primeiro ver o que estão falando de você e ir se adequando e aprendendo esse novo universo, antes de se jogar com tudo nesse mar e acabar se afogando.

Sobre Bruna Bagetti

Autora/Editora no Curtoisso.com Publicitária, nerd, pisciana, louca e "chata".

Deixe uma resposta