Explorando um pouco do conceito de Nanotecnologia e Open innovation (ou inovação aberta, em português) é um termo promovido por Henry Chesbrough, professor e diretor executivo no Centro de Inovação Aberta da Universidade de Berkeley e chairman do Centro de Open Innovation – Brasil.
A ideia central por trás da inovação aberta é que num mundo com informações distribuídas, empresas não aplicam inteiramente a confiança de seus recursos em suas pesquisas, mas ao invés disso compram ou licenciam processos de inovação (como patentes) de outras empresas. Além disso, as invenções internas que não forem usadas pelos negocios das empresas devem ser licenciadas para fora, de forma que outras empresas tenham a oportunidades de utilizá-las.
A inovação aberta se refere assim a um fluxo aberto, no qual os recursos se movem facilmente na fronteira porosa entre empresa e mercado. De maneira oposta, closed innovation (ou inovação fechada em português) refere-se ao processo de limitar o conhecimento ao uso interno da empresa e não fazer uso ou somente pouco uso do conhecimento exterior.
Uma definição básica: A nanotecnologia é a engenharia de sistemas funcionais na escala molecular. Isto abrange tanto o trabalho atual e os conceitos que estão mais avançados.